Auditoria
Independente
Revisão
Contábil Limitada
Exame
do conjunto ou de parte das Demonstrações Contábeis de um período,
sem a aplicação da totalidade dos procedimentos de auditoria requeridos
na auditoria contábil para a emissão de parecer de balanço, mas
com a extensão e profundidade necessárias para externar opinião
formal.
A limitação
existe quando o trabalho de auditoria não contempla a avaliação
dos sistemas de controles internos e os testes nos registros contábeis,
na extensão necessária para a emissão de opinião sobre as demonstrações
contábeis.
Na
revisão limitada, é objetivo principal do auditor assegurar-se da
inexistência de violações evidentes dos Princípios Fundamentais
de Contabilidade. Esta revisão pode revelar assuntos significativos
afetando as demonstrações contábeis, todavia, não garante que todos
os assuntos relevantes sejam identificados.
Apresenta
como fases principais:
Planejamento
O planejamento é de fundamental importância para proporcionar aos
trabalhos de auditoria a consistência e objetividade necessárias.
Ele
deve considerar:
O entendimento do
negócio do cliente
O ambiente de controle
interno
A identificação das
rotinas operacionais de maior significado na organização
Os riscos da auditoria
A existência de organizações
associadas, coligadas, filiais e partes relacionadas.
Conhecimento
do sistema de controles internos e sistema contábil
Mesmo com abrangência limitada, o auditor deverá conhecer a sistemática
de controles internos e de contabilização, observando que os reflexos
relevantes estejam registrados nas demonstrações contábeis emitidas.
Exame
dos saldos constantes nas demonstrações contábeis
Nesta fase, são revisadas as informações das demonstrações contábeis,
em consonância com a documentação e as técnicas e legislação aplicáveis.
Finalização
Esta fase compreende a revisão analítica final do cumprimento de
todas as etapas do planejamento, com a conseqüente emissão de Relatório
sobre Revisão Limitada. A metodologia de trabalho e estimativa de
honorários pressupõem que o cliente participará ativamente de todas
as fases do trabalho de auditoria, prestando informações e elaborando
análises e conciliações de contas.
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